Empoderamento feminino na TV: veja personagens que lutaram pelos direitos das mulheres

Neste 8 de março, dia internacional da mulher, o ‘Vídeo Show’ presta homenagem relembrando mulheres à frente de seu tempo na ficção, confira!

A máxima: “A arte imita a vida e a vida imita a arte” serve muito bem às figuras femininas que são exemplos de empoderamento e força na nossa teledramaturgia. Assim como historicamente as mulheres foram se fortalecendo e reivindicando seus direitos, na ficção também temos exemplos de personagens que representaram essa luta da vida real. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e para homenagear todas as mulheres, o Vídeo Show destaca algumas cenas com muito girl power, confira a lista abaixo!

A trama de Lado a Lado mostrava a amizade entre duas mulheres, Isabel (Camila Pitanga) e Laura (Marjorie Estiano), de classes sociais diferentes, que lutavam por amor e liberdade no começo do século XX.

Cada uma a seu modo enfrentou preconceitos e quebrou barreiras da época. Os debates feministas foram muitos durante toda a novela, que conquistou o Emmy em 2013, e destacamos dois momentos: • Quando Isabel se impôs diante de Constância (Patricia Pillar), no dia de seu casamento, e rechaçou o racismo da Baronesa com toda elegância.
• E o momento em que Edgard recebeu um prêmio e o entregou a Laura, que não só o aceitou como discursou no púlpito sobre o direito de mulheres serem jornalistas e escritoras.

Ah, e vale lembrar que o último capítulo de Lado a Lado foi ao ar em 8 de março de 2013, e que essa data tão cheia de significado também é aniversário de Marjorie Estiano.

Leia mais: