A Academia Brasileira de Cinema acaba de divulgar a lista com os filmes finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2018. “Bingo, o Rei das Manhãs”, de Daniel Rezende, é o campeão de indicações (15), seguido por “A Glória e a Graça”, de Flávio Tambellini (10) e “Como Nossos Pais”, de Laís Bodanzky (10).
Este ano, a disputa reúne 36 longas e 20 curtas nacionais, além de 5 longas estrangeiros, que concorrem ao Troféu Grande Otelo em 25 categorias. Com direção de Ivan Sugahara, a cerimônia será realizada no dia 18 de setembro, na Cidade das Artes, no Rio, com transmissão ao vivo do Canal Brasil para todo país. A grande homenageada da noite será Fernanda Montenegro, que celebra 75 anos de carreira.
Marjorie Estiano concorre na categoria Melhor Atriz por sua atuação em “Entre Irmãs”. Além de Marjorie, o longa concorre em outras 5 categorias: Melhor Atriz Coadjuvante (Leticia Colin), Melhor Ator Coadjuvante (Claudio Jaborandy), Melhor Roteiro Adaptado, Direção de Arte e Figurino.
Os finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro são escolhidos pelos sócios da Academia em votação sigilosa pela internet, apurada pela PwC. Os vencedores serão escolhidos no segundo turno, quando além dos membros da Academia, o público vota nos seus favoritos nas categorias Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Longa-Metragem Estrangeiro.